segunda-feira, 6 de abril de 2015

{Resenha} Capitães da Areia

Autor: Jorge Amado
Número de Páginas: 294


     Bom dia!! Como estão?!
     Hoje trago mais uma resenha do Desafio Literário e o livro da vez é Capitães da Areia, de Jorge Amado. 
     Confesso que eu li esse livro obrigado para a escola, eu não queria lê-lo, mas tive que ler e devo dizer que superou minhas expectativas. Jorge Amado nos apresenta a um mundo um tanto quanto conturbado e fascinante e também a uma triste realidade pela qual o Brasil passou [e ainda passa em alguns lugares].
     Crianças abandonadas, jovens que fugiram de casa por serem mal tratados, órfãos, seres humanos sem oportunidades de levarem uma vida digna. Esses são os integrantes dos Capitães da Areia, grupo liderado por Pedro Bala. Tais jovens moram em um trapiche abandonado em condições precárias, na Bahia, sobrevivendo de seus roubos e "bicos".
     Jorge Amado expõe com maestria como os Capitães da Areia são vistos pela sociedade e qual é a sua realidade. O narrador tem uma visão mais compreensiva, por assim dizer, enquanto grande parte da sociedade possui uma visão elitista, apenas condenando essas crianças por seus feitos, sem nem mesmo procurar saber o porquê de elas levarem a vida daquela forma. 
     Eu fiquei impressionado com o fato de que essas crianças vivem como adultos e são tão injustiçadas. Elas "abrem mão" da sua infância e levam uma vida adulta. A maioria dos Capitães da Areia inicia sua vida sexual muito cedo e são cheio de "responsabilidades".
     Dentre os diversos integrantes do grupo vale a pena destacar Pedro Bala, o líder do grupo, ele é forte e corajoso e, assim como seu pai [que ele não chegou a conhecer], luta pelos seus ideais. Sem-Pernas, o coxo amargo, é o que mais guarda rancor da sociedade, ele é sádico e esperto, ele é o personagem que mais mexeu comigo. Professor, o inteligente, é dotado de dons artísticos, ele adora ler e é um dos estrategistas do grupo. Dora, a mulher do grupo, assume o posto de mãe, irmã e esposa, ela também mexeu muito comigo. 
     Eu adorei o livro, mas ainda acho que faltou alguma coisa para o livro se tornar um dos meus favoritos... Eu recomendo a leitura, pois além de ser um bom livro é uma das obras primas da literatura nacional. 
   

     Espero que tenham gostado ^^. Até mais!!
     



8 comentários :

  1. Eu amo este livro! Quero reler. Os personagens são muito bem construídos.
    Você já assistiu ao filme? É ótimo também. :)
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Oi, Guilherme! Tudo bem? Nunca li nada do Jorge Amado, mas tenho muita vontade de ler os livros do autor. Tenho Capitães da Areia aqui em pdf, só falta arranjar uma oportunidade para lê-lo! Adorei a resenha! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Tudo sim e aí?
      Se tiver a oportunidade leia sim =)

      Excluir
  3. Já tive que ler este livro para trabalho e não consigo gostar de algo que fui obrigado a ler. Vou procurar e ai tentar ler ele denovo.

    Adorei o post e o seu blog, sucesso!

    Abs - Pedro Ramos
    www.digapedro.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá Guilherme!
    Visitando por aí descobri seu blog e adorei! Parabéns. É lindo <3
    Amei sua resenha e acredito que temos opiniões bastante parecidas. Quando li esse livro me encantei com os personagens e a estória também é bastante instigante, mas quando chega ao fim, me pareceu faltar algo mais. Eu queria algo mais.
    Enfim, curti bastante e classificaria sem dúvidas com 4 estrelas.
    Abraços e bejinhos.
    Juliana Lugão.
    http://nosleitoras.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey Ju!!
      Fico contente que tenha gostado do blog ^^
      Pois é... Parece que faltou algo!

      Excluir